terça-feira, maio 29, 2007

acompanhando um artista plastico - Sávio Ivo



estas são as novas esculturas - é, são esculturas - do artista plástico Sávio Ivo. Colaborador assíduo deste blog (todas as fotos escrito "sli" são dele e muitos dos textos, as reportagens são minhas), Sávio Ivo tem uma carreira bastante irregular. Escritor, performer, desenhista, gravurista, urbanista, fotógrafo, entre outras coisas, desenvolve uma poética bastante intimista, baseada nas possibilidades e apropriação e resignificação do que quer que seja - livros, filmes, da cidade, das pessoas, dos objetos. as fotos que seguem são de uma única escultura mutante chamada de "lagoinha". a referência é bastante clara, Lygia Clark - "bichos" - à despeito da enfase do artista no desenho, como poderá ser verificado.



no caso dos bichos da Lygia, tem-se principalmente, um fenômeno de caráter topológico. no caso de "lagoinha", além do fato topoceptivo, existe uma ênfase na criação de imagens - desenhos - formas, assim mesmo, tudo junto, que é motor da fantasia.



lagoinha é uma peça em arame, mas não deixa de ser uma jóia. mas ao contrário do que se pretende no mercado das inalcansáveis maravilhas produzidas pela humanidade, lagoinha pode ser desenvolvida e desdobrada por qualquer um que queira participar da experiência. mesmo a posse do objeto escultórico se pretende passível de realização de desejo. caso não tenha um original, faça um você mesmo e realise, pelo menos, este seu desejo.





Um comentário:

Anônimo disse...

Oi querido,
tudo bem com vc?
adorei o blogspot, as "mandalas"! multicoisas...fotos lindas!
dê uma olhada no meu: http://urbanissima.blogspot.com/
bjs p vc

Adriana