quinta-feira, outubro 04, 2007

livro sobre a congada de Catalão - lançamento

Congada - Tradição com muita música e batuque.




Jornalista lança dia 8 de outubro livro sobre a Congada de Catalão.Obra patrocinada pela Petrobras tem histórias de uma festa afro-brasileira que já atravessou dois séculos na cidade do interior de Goiás
Uma das maiores festas populares do Brasil reúne em Catalão, no Sudeste de Goiás, elementos da cultura afro-brasileira e da fé popular. Esses elementos estão contidos na Congada, que é celebrada oficialmente há 131 anos e faz parte da Festa de Nossa Senhora do Rosário. Atualmente, são 20 grupos de congueiros que saem às ruas da cidade goiana sempre no segundo fim de semana de outubro – em 2007 será entre os dias 13 e 15.
Ao ultrapassar dois séculos de existência, a Congada de Catalão sofreu modificações em seu ritual e no comportamento dos participantes. Porém, o mais grave nessa história é a falta de registro de como em 131 anos foi realizado o evento. Sem a narração, as informações de como nasceu, cresceu e se transformou a festa dos negros escravos foram praticamente esquecidas.
Patrocinado pela Petrobras, o livro CONGADA DE CATALÃO, do jornalista Robson Macedo, busca resgatar um pouco dessa história, que é um misto de lendas e fatos reais. Os velhos congueiros de Catalão contam o que ouviram de seus antepassados, sem se preocupar com a ordem cronológica. E todos têm certeza de que a Congada catalana sobreviveu há mais de um século porque nunca teve um único dono.
No trabalho de pesquisa para o livro, que será lançado no próximo dia 8 de outubro, em Catalão, há algumas histórias inéditas, como as de João Jerônimo Elias, que aos 80 anos – 60 deles na Congada – se dedica à arte de fazer um instrumento usado pela maioria dos grupos de congo: a caixa. Sem muito conhecimento de carpinteiro ou de serralheiro, suas iniciais (JJE) estão em boa parte dos instrumentos que confeccionou com sua paixão pela Congada.
A primeira bandeirinha (garota que carrega o estandarte de Nossa Senhora do Rosário) também foi encontrada. Benedita Quirino, com seus 80 anos, revela como convenceu os comandantes da Congada a substituir os homens pelas mocinhas da cidade à frente dos grupos de congo. Ela também conta de quem é uma famosa expressão utilizada entre os congueiros catalanos: “Salve o Rosário! O Rosário, Salve!”
O livro CONGADA DE CATALÃO traz ainda outro material inédito: as composições de Geraldo Prego, um dos capitães (comandante de um grupo de congo) mais famosos da cidade. As músicas, compostas nas décadas de 70 e 80, são relíquias guardadas pela família Arruda. Algumas composições abrem cada capítulo da obra, que tem 100 páginas.
Todos esses fatos são ilustrados por fotografias da última edição da Congada, que mostram a aquarela que negros e brancos realizam na cidade goiana. E tem algumas fotos do início do século passado, cedidas pelos congueiros ou pela Fundação Cultural de Catalão. O livro traz ainda um capítulo dedicado ao futuro, pois o batuque, a música e as cores seduzem as crianças, que são maioria nos grupos.
Mas o cenário de toda a festa não poderia deixar de ter um elemento fundamental: Nossa Senhora do Rosário. Toda a parte religiosa é remetida à santa consagrada pelos negros. E se existe a Congada há 131 anos, todos congueiros dão a mesma justificativa: a fé em Nossa Senhora que mantém a tradição da Congada. A distribuição do livro será gratuita entre escolas públicas e particulares, universidades, entidades de cultura e movimentos da cultura afro-brasileira, além dos ternos da Congada.
Serviço
Lançamento do livro
Dia: 8 de outubro 2007 (segunda-feira)
Horário: 20h30
Local: Ranchão (em frente à igreja de Nossa Senhora do Rosário, em Catalão)
Entrada: franca
-----
Ficha técnica do livro
Nome: Congada de Catalão
Coordenação/Edição: Robson Macedo
Textos: Robson Macedo e Rodrigo César Macedo
Historiadoras: Sandra Cristina e Estela Maris Fernandes
Fotos: Enio Tavares e Arquivo da Fundação Cultural Maria das Dores Campos
Páginas: 100
Distribuição: gratuita (entre escolas públicas e particulares, universidades, entidades de cultura e movimentos da cultura afro-brasileira, além dos ternos da Congada)
Patrocínio: Petrobras (www.petrobras.com.br)
-----
Ficha técnica do Coordenador/Editor
Nome: Robson Antônio Macedo
Idade: 35 anos (4/1/1972)
Local de nascimento: Catalão (Goiás)
Profissão: jornalista
Contato: 62-8432-9935

Um comentário:

Anônimo disse...

achei muito interessante olivro ora lançado, nunca tinha visto falar emcongadas....principalmente aqui em Toquio, onde moroa 6 anos....Um amigo me deu olivro agora quero se Deus quizer conhecer de perto