sexta-feira, junho 25, 2010

dicas do povo do DigiForum (clique no título e veja o original) agora para PB

FILMES PRETO & BRANCO CROMOGÊNICOS
Filmes para revelação em laboratórios comuns, através do processo C41

A fotografia preto e branca esteve presente desde os seus primórdios no mundo, pelo menos desde o seu lançamento oficial em 19 de agosto de 1839.
Entretanto, com o advento da cor, a fotografia preto e branca de revelação tradicional passou a ser feita por entusiastas ávidos que passariam longas horas processando e testando resultados em negativos, nas suas câmaras escuras caseiras.
A maioria dos laboratórios comerciais começaram a se especializar no processo de cores, já que a fotografia PB estava deixando de ser comercialmente viável, justamente pela massificação das fotos coloridas.
Os laboratórios passaram simplesmente a não ofertar mais serviços de revelação de filmes pancromáticos (preto e branco de processo tradicional), pois os serviços ficaram bem mais caros ou deixaram de ter um padrão profissional que os belos filmes PB exigiam.
Foi a partir deste momento que os filmes cromogênicos passariam a ser uma realidade palpável.

Há aproximadamente 20 anos, a Ilford introduziu no mercado o primeiro filme cromogênico: o XP1. Este filme preto e branco foi projetado para ser processado no mesmo sistema usado para os filmes negativos coloridos (produzindo um negativo com tingimento rudemente neutro - ao contrário de uma imagem de prata dos filmes PB convencionais). As imagens tingidas poderiam ser impressas em preto e branco, sempre usado no papel PB original ou com uma cor "tingida" no papel em cores.
Posteriormente, a Ilford melhorou o seu filme com a introdução do XP2 Super 400 e se mantiveram bastante bem no mercado de filmes cromogênicos (esse filme continua a venda até hoje).

A Kodak, vendo a popularidade crescente da volta do antigo padrão, decidiu que deveria prover alta qualidade e facilidade no processamento dos filmes preto e branco em sua linha. Sua equipe de pesquisa em Rochester desenvolveu para o mercado o seu primeiro filme cromogênico chamado T400CN - filme ASA400, assim como Ilford XP2.
Com o processo C-41 largamente utilizado pelos laboratórios comerciais para processamento dos filmes negativos coloridos, passamos a revelar também o T400CN como o XP2, garantindo controle de qualidade profissional a esses filmes.
O T400CN saiu de cena para dar lugar ao atual BW400CN, único filme que a Kodak mantém na linha de revelação cromogênica.



ILFORD XP2 SUPER 400
Image
Tipo / revelação: PB cromogênico / C41
Linha: Professional
Sensibilidade: ISO 400
Tamanhos disponíveis: 35 e 120mm (24 e 36 poses)
Descrição: É um filme com ótima nítidez, velocidade e grãos bastante finos para um filme preto e branco. Pode ser usado para qualquer assunto fotográfico, mas assegura resultados excelentes quando há uma larga variedade de faixa de brilho. O filme produz um negativo de alto contraste e tem uma latitude de exposição bastante larga, que o faz conveniente para o uso em condições de iluminação variadas. O XP2 SUPER é facilimo de revelar, por ser feito em processo C41.
CONTRAS: Por ser revelado em C41, não permite puxadas de ISO como os PBs pancromáticos em revelações manuais. Sua latitude é menos ampla que os filmes PB pancromáticos e ao mandar revelar, optar por laboratório de boa qualidade, pois do contrário o negativo pode puxar tons para o magenta. Costuma ser mais barato que o Kodak BW400CN e também mais fácil de ser encontrado no Brasil.
EXEMPLOS:
http://www.pbase.com/cameras/ilford/xp2_super_400
http://www.flickr.com/photos/tags/xp2super/
DATA SHEET:
http://www.ilfordphoto.com/Webfiles/20061301945161573.pdf


KODAK BW400CN
Image
Tipo / revelação: PB cromogênico / C41
Linha: Professional
Sensibilidade: ISO 400
Tamanhos disponíveis: 35 e 120mm (24 e 36 poses)
Descrição: Desenvolvido para capturar todo o impacto e elegância do preto e branco, com a inegável praticidade do processamento C-41. O filme BW400CN é segundo a Kodak o cromogênico com granulação mais fina do mundo, proporcionando tons suaves e neutros com realces e detalhe de sombras impressionantes, mesmo quando é ampliado.
PRÓS: Ótima nitidez, tons suaves e neutros e muito boa latitude nas sombras. Muito bom para retratos e cenas externas em geral. O fato de ser ASA400, garante uma bela velocidade de operação, mesmo em lugares com luz inferior. Fácil de ser processado, por conta da revelação ser feita em C41.
CONTRAS: Por ser revelado em C41, não permite puxadas de ISO como os PBs pancromáticos em revelações manuais. Sua latitude é menos ampla que os filmes PB pancromáticos e ao mandar revelar, optar por laboratório de boa qualidade, pois do contrário o negativo pode puxar tons para o magenta. É um filme relativamente caro e não tão fácil de achar no Brasil.
EXEMPLOS:
http://www.pbase.com/cameras/kodak/bw400cn
http://www.flickr.com/photos/tags/bw400cn/
DATA SHEET:
http://www.kodak.com/eknec/documents/59/0900688a80300559/EpubBW400CN4036.pdf


FUJICOLOR NEOPAN 400CN
Image
Tipo / revelação: PB cromogênico / C41
Linha: Professional
Sensibilidade: ISO 400
Tamanhos disponíveis: 35 e 120mm (24 e 36 poses)
Descrição: É um filme preto e branco cromogênico de ótima velocidade (ISO400). Possui fina granulação e foi projetado para o uso geral, mas com particular atenção ao mercado de retrato e casamentos. O filme garante uma belíssima latitude, com grãos bastante finos; preservando detalhes, mesmo em áreas de contrastes em sombras e luzes altas.
Mesmo sendo revelado em processo C41, se mostra ótimo numa faixa de sensibilidade que vai do 100 ao 800, desde que se altere os padrões de revelação para aquilo que foi utilizado (na maioria dos laboratórios comerciais, isso não é possível por conta do processo automatizado).
PRÓS: Possui ótima faixa dinâmica, perdoando ligeiros erros de exposição. Garante tonalidades PB muito bonita, sobretudo em tons de pele. Fácil de ser processado, por conta da revelação ser feita em C41.
CONTRAS: Por ser revelado em C41, não permite puxadas de ISO como os PBs pancromáticos em revelações manuais. Sua latitude é menos ampla que os filmes PB pancromáticos e ao mandar revelar, optar por laboratório de boa qualidade, pois do contrário o negativo pode puxar tons para o magenta. É um filme relativamente caro e não tão fácil de achar no Brasil.
EXEMPLOS:
http://www.pbase.com/cameras/fujifilm/neopan_400cn
http://www.flickr.com/photos/tags/neopan400cn/
DATA SHEET:
http://fujifilm.co.uk/film/films/pdfs/blackwhite_neopan400CN.pdf

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